top of page
X JORNADA DE PALESTRAS

No intuito de honrar os nobres propósitos da espiritualidade maior, mais uma vez, unimos esforços para promover a X Jornada de palestras rumo ao crescimento espiritual.

Todos os Espíritos, atualmente vinculados à Terra, já passaram por incontáveis encarnações. Certas tendências do pretérito remoto ainda hoje podem se fazer presentes nos mesmos. Compete, porém, a cada ser superar a si mesmo, libertar-se de hábitos primários e preparar-se para experiências transcendentais do intelecto e do sentimento.

Uma das ferramentas que pode ser utilizada por cada indivíduo para superar tais desafios em seu percurso evolutivo é a disciplina. A disciplina consiste em uma força interior que permite a alteração de velhos hábitos. Não se trata apenas de decidir ser melhor, mas de colocar em prática o que se decidiu.

Sem uma vontade firme aplicada na correção do próprio comportamento ninguém avança. A disciplina atua no plano da vontade. Esta estabelece regras e define como deve ser o comportamento futuro. Então, o que era difícil se torna fácil e prazeroso, pois a disciplina gera a espontaneidade.

O homem disciplinado diz a si mesmo que deve fazer e se mantém firme no propósito. Mesmo contra seus interesses e tendências naturais, segue o programa de melhoramento que se impôs como meta.

Certamente podem haver vacilos, mas logo o homem disciplinado retoma seu projeto inicial. Ele não se permite desistir, quando percebe a viabilidade da meta que elegeu para si.

De acordo com o Livro dos Espíritos, a humanidade passa por uma marcha progressiva rumo a seu aperfeiçoamento, o homem não pode se conservar indefinidamente na ignorância.

Pense nisso:

A disciplina não é o contrário de liberdade, pois certos hábitos podem tornar-se vícios e isso não deixa de ser uma espécie de escravidão. Além disso, cultivando a disciplina podemos chegar longe... Eis porque lhe dou apenas uma disciplina e essa é a de autoconhecimento, a qual é a da liberdade (Osho)

... há uma disciplina inerente ao fluxo da vida. É suficiente olhar a natureza para ver que todas suas atividades são perfeitamente

disciplinadas. No entanto, não é uma disciplina a parte da vida. O ato de viver é um estado dinâmico. O dinamismo da vida exige uma disciplina que surge do próprio ato de viver (Rohit Metha).

 

Agarra-te à disciplina e não a soltes, conserve-a porque é a tua vida (Provérbios, 4, 13).

Neste sentido, na busca de esclarecimentos, a fim de discutir tais questões, a Casa da Caridade traz enquanto tema da sua X Jornada de Palestras: “A DISCIPLINA COMO VEÍCULO DE EVOLUÇÃO DO PLANETA”.

PROGRAMAÇÃO

bottom of page